SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35FROM FACE-TO-FACE TEACHING TO ONLINE TEACHING: THE LEARNING OF UNIVERSITY TEACHERS IN DISTANCE EDUCATIONOUR NORTH IS THE SOUTH: A CASE STUDY ON THE LATIN AMERICAN DOCTORATE IN EDUCATION AT UFMG author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

XAVIER, ROSA SELETA DE SOUZA FERREIRA  and  BARTHOLO, TIAGO LISBOA. OS IMPACTOS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e211143.  Epub July 25, 2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698211143.

Este artigo apresenta os principais achados de uma revisão sistemática sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), instituído pela Portaria 867, de 04 de julho de 2012, considerado o maior programa de formação de professores desenvolvido pelo Ministério da Educação. Foi realizada uma tipologia dos trabalhos coletados - total de 121 publicações - e construídas categorias de análise para avaliar a qualidade da evidência produzida nas avaliações de impacto (quatro estudos). Os resultados sugerem que: a) há um grande volume de estudos sobre o PNAIC, porém um número muito pequeno de estudos avaliativos sobre o impacto do Programa; b) boa parte dos estudos que descrevem potenciais efeitos da política são, na realidade, estudos sobre percepção de impacto; c) os estudos de impacto encontrados, além de serem escassos, apresentam baixa validade interna e externa, com limitações importantes, referentes ao desenho, metodologia e escala.

Keywords : Revisão Sistemática; PNAIC; Alfabetização; Avaliação de impacto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )