SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35DA DOCÊNCIA PRESENCIAL À DOCÊNCIA ONLINE: APRENDIZAGENS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIANUESTRO NORTE ES EL SUR: EL DOCTORADO LATINOAMERICANO EN EDUCACIÓN DE LA UFMG índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

XAVIER, ROSA SELETA DE SOUZA FERREIRA  y  BARTHOLO, TIAGO LISBOA. OS IMPACTOS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e211143.  Epub 25-Jul-2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698211143.

Este artigo apresenta os principais achados de uma revisão sistemática sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), instituído pela Portaria 867, de 04 de julho de 2012, considerado o maior programa de formação de professores desenvolvido pelo Ministério da Educação. Foi realizada uma tipologia dos trabalhos coletados - total de 121 publicações - e construídas categorias de análise para avaliar a qualidade da evidência produzida nas avaliações de impacto (quatro estudos). Os resultados sugerem que: a) há um grande volume de estudos sobre o PNAIC, porém um número muito pequeno de estudos avaliativos sobre o impacto do Programa; b) boa parte dos estudos que descrevem potenciais efeitos da política são, na realidade, estudos sobre percepção de impacto; c) os estudos de impacto encontrados, além de serem escassos, apresentam baixa validade interna e externa, com limitações importantes, referentes ao desenho, metodologia e escala.

Palabras clave : Revisão Sistemática; PNAIC; Alfabetização; Avaliação de impacto.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )