SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35DA DOCÊNCIA PRESENCIAL À DOCÊNCIA ONLINE: APRENDIZAGENS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIANOSSO NORTE É O SUL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O DOUTORADO LATINO-AMERICANO EM EDUCAÇÃO DA UFMG índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

XAVIER, ROSA SELETA DE SOUZA FERREIRA  e  BARTHOLO, TIAGO LISBOA. OS IMPACTOS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e211143.  Epub 25-Jul-2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698211143.

Este artigo apresenta os principais achados de uma revisão sistemática sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), instituído pela Portaria 867, de 04 de julho de 2012, considerado o maior programa de formação de professores desenvolvido pelo Ministério da Educação. Foi realizada uma tipologia dos trabalhos coletados - total de 121 publicações - e construídas categorias de análise para avaliar a qualidade da evidência produzida nas avaliações de impacto (quatro estudos). Os resultados sugerem que: a) há um grande volume de estudos sobre o PNAIC, porém um número muito pequeno de estudos avaliativos sobre o impacto do Programa; b) boa parte dos estudos que descrevem potenciais efeitos da política são, na realidade, estudos sobre percepção de impacto; c) os estudos de impacto encontrados, além de serem escassos, apresentam baixa validade interna e externa, com limitações importantes, referentes ao desenho, metodologia e escala.

Palavras-chave : Revisão Sistemática; PNAIC; Alfabetização; Avaliação de impacto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )