SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35OS IMPACTOS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICACONTRIBUIÇÕES FOUCAULTIANAS PARA O DEBATE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

SOUZA, JULIANA DE FÁTIMA; VIEIRA, LÍVIA MARIA FRAGA  e  TORO, LUÍSA FERNANDA MEJÍA. NOSSO NORTE É O SUL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O DOUTORADO LATINO-AMERICANO EM EDUCAÇÃO DA UFMG. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e219688.  Epub 25-Jul-2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698219688.

A cooperação internacional é um componente estratégico para a constituição e consolidação de programas de pós-graduação stricto sensu de excelência. Na dinamização do Sistema Nacional de Pós-Graduação no Brasil, valorizam-se as instituições do Norte global, onde se concentra a maior parte das universidades de classe mundial. Este artigo apresenta uma experiência que se distancia desse modelo, com foco na cooperação Sul-Sul e nos sentidos da cooperação regional para o enfrentamento de problemas específicos da América Latina e Caribe. O objeto do trabalho é o Doutorado Latino-Americano em Educação (DLA) da UFMG, que foi desenvolvido em parceria com a Unesco e universidades do Chile, Colômbia, Equador, Honduras, México, Peru e Venezuela. A análise inclui documentos do programa e questionários respondidos por egressos. Constatou-se que o DLA constitui um projeto alternativo de internacionalização, mais autônomo e autocentrado, fundamentado em uma concepção de justiça social e de solidariedade entre os Estados da região.

Palavras-chave : Doutorado Latino-americano em Educação; Internacionalização; Pós-graduação; América Latina; Profissão Docente.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )