SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35OUR NORTH IS THE SOUTH: A CASE STUDY ON THE LATIN AMERICAN DOCTORATE IN EDUCATION AT UFMGDISCIPLINARY KNOWLEDGE THAT ORIENTED THE TRAINING IN THE NORMAL COURSE OF THE SCHOOL OF PHYSICAL EDUCATION OF RIO GRANDE DO SUL (1940-1956) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

OLIVEIRA, GLAUREA NÁDIA BORGES DE  and  NEIRA, MARCOS GARCIA. CONTRIBUIÇÕES FOUCAULTIANAS PARA O DEBATE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e198117.  Epub Aug 14, 2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698198177.

Este artigo problematiza a questão curricular no âmbito da Educação Física, adotando o referencial foucaultiano como instrumental analítico. A problematização é engendrada a partir do conceito de dispositivo, tendo em vista as relações entre saber, poder e sujeito que nele se desdobram. Após uma síntese dos elementos que constituem o dispositivo, traça-se, com eles, e em diálogo com formulações construídas por trabalhos do campo da educação e do currículo, algumas pistas no território da Educação Física, aqui entendidas como modos outros de se entrever e levar adiante as práticas curriculares desse componente. Numa operação de atravessamento discursivo, e não de correlação necessária, essas pistas são entretecidas com fragmentos de experiências narradas por professores que colocam em ação a perspectiva curricular denominada “cultural”. Nesse tensionamento entre elementos de caráter diverso, busca-se assinalar um exercício de suspeita sobre o próprio pensamento e de questionamento intermitente em relação ao currículo da Educação Física.

Keywords : Currículo; Educação Física Escolar; Estudos Foucaultianos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )