SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35ARQUITETURAS DA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL PARA A DOCÊNCIA E AS BASES DA FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO EM CONTEXTO EUROPEUO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA LEI Nº. 10.639/2003 NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

DIAS, ANA LÍDIA CRISTO  e  SOUZA, MARIA CELESTE REIS FERNANDES DE. SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS POR JOVENS ÀS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA FICA VIVO!. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e208620.  Epub 04-Set-2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698208620.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou compreender a constituição das experiências de jovens de 18 a 24 anos, que participam das atividades no Programa Fica Vivo!, na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais. O estudo assume como perspectiva teórica estudos do campo da Sociologia da Juventude e dos Estudos Territoriais. Os dados foram coletados por meio de questionário e entrevistas, e, para a análise, buscou-se o conceito de mobilização de Bernard Charlot. Os resultados apontam significados atribuídos pelos(as) jovens às experiências vivenciadas nesse Programa, relações com o trabalho e com o mundo da cultura, destacando-se, nesse processo, a presença dos(as) oficineiros(as). Conclui-se que o Programa tem cumprido a função protetiva naquele território, além de propiciar experiências educativas ali desenvolvidas, aprendizagens que se revestem de significados para esses(as) jovens, ampliando o acesso à cultura, ao lazer e à cidade.

Palavras-chave : Fica Vivo!; Juventude; Território.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )