SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA LEI Nº. 10.639/2003 NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICARELAÇÃO CENTRO X PERIFERIA: A UNIVERSIDADE EM DEBATE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

VIEIRA, Maria Clarisse  e  PINTO, Luciana de Oliveira. APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE JOVENS E ADULTOS ALFABETIZADOS A PARTIR DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e192556.  Epub 08-Nov-2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698192556.

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições que a aprendizagem da leitura e da escrita propicia ao desenvolvimento de jovens e adultos, bem como significados por eles atribuídos ao seu processo de alfabetização, tendo como base a abordagem histórico-cultural de Bakhtin, Vigotski e Leontiev e o materialismo histórico e dialético de Marx e Engels. O procedimento metodológico da referida investigação foi pautado na pesquisa-ação de Thiollent e Barbier, de cunho dialógico e interventivo. O lócus foi uma turma do BB Educar em São Sebastião (DF). Constatou-se que a aprendizagem da leitura e da escrita contribuiu para mudanças na forma de ser, pensar e agir dos educandos que, na sua percepção, empoderaram-se, tornaram-se referência para a comunidade e seus filhos mais novos, passando a adotar uma postura metacognitiva, ou seja, refletindo sobre o seu processo de aprendizagem, compreendendo a sua forma singular de pensar e ampliando estratégias de raciocínio para apreensão da realidade e resolução de problemas.

Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; Alfabetização; Aprendizagem; Desenvolvimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )