SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35LEARNING AND DEVELOPMENT OF YOUTH AND ADULT ALPHABETIZATION FROM A HISTORICAL-CULTURAL APPROACHCOSMOPOLITANISM AND PERFORMATIVITY: CATEGORIES FOR AN ANALYSIS OF THE COMPETENCIES ON THE NATIONAL CURRICULAR COMMON BASE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

MAZZETTI, ANTÔNIO CARLOS; RUBIN-OLIVEIRA, MARLIZE; PEZARICO, GIOVANNA  and  WIELEWICKI, HAMILTON DE GODOY. RELAÇÃO CENTRO X PERIFERIA: A UNIVERSIDADE EM DEBATE. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e193459.  Epub Nov 08, 2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698193459.

Este artigo objetiva problematizar a complexidade da relação centro-periferia no contexto da universidade latino-americana, da internacionalização da Educação Superior e do conhecimento científico. A problemática busca sustentação nos conceitos de capital científico de Bourdieu; de relação centro-periferia, em Kreimer e de racionalidade hegemônica em Sousa Santos. Discute-se a universidade enquanto espaço de reprodução e/ou tensionamento da racionalidade, frente a novos contextos, como a internacionalização/mercantilização da Educação Superior e as classificações de rankings internacionais dominados por instituições de países centrais. Neste cenário, o conhecimento/ciência produzido na periferia precisa recuperar a universidade como espaço contra-hegemônico. A educação, compreendida como bem público - em universidades da América Latina - pode potencializar e fortalecer políticas e ações contra-hegemônicas, buscando uma inserção propositiva na realidade global.

Keywords : Centro-Periferia; Universidade; América Latina.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )