SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE JOVENS E ADULTOS ALFABETIZADOS A PARTIR DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURALCOSMOPOLITISMO E PERFORMATIVIDADE: CATEGORIAS PARA UMA ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

MAZZETTI, ANTÔNIO CARLOS; RUBIN-OLIVEIRA, MARLIZE; PEZARICO, GIOVANNA  y  WIELEWICKI, HAMILTON DE GODOY. RELAÇÃO CENTRO X PERIFERIA: A UNIVERSIDADE EM DEBATE. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e193459.  Epub 08-Nov-2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698193459.

Este artigo objetiva problematizar a complexidade da relação centro-periferia no contexto da universidade latino-americana, da internacionalização da Educação Superior e do conhecimento científico. A problemática busca sustentação nos conceitos de capital científico de Bourdieu; de relação centro-periferia, em Kreimer e de racionalidade hegemônica em Sousa Santos. Discute-se a universidade enquanto espaço de reprodução e/ou tensionamento da racionalidade, frente a novos contextos, como a internacionalização/mercantilização da Educação Superior e as classificações de rankings internacionais dominados por instituições de países centrais. Neste cenário, o conhecimento/ciência produzido na periferia precisa recuperar a universidade como espaço contra-hegemônico. A educação, compreendida como bem público - em universidades da América Latina - pode potencializar e fortalecer políticas e ações contra-hegemônicas, buscando uma inserção propositiva na realidade global.

Palabras clave : Centro-Periferia; Universidade; América Latina.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )