SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35A HISTORICAL AND CONCEPTUAL OVERVIEW OF INTERDISCIPLINARY RESEARCH: AN ANALYSIS OF INTERDISCIPLINARY GRADUATE COURSESEDUCATIONAL PUBLIC POLICIES IN THE CONTEXT OF LATIN AMERICA. A PERSPECTIVE OF RURAL EDUCATION/THE COUNTRYSIDE EDUCATION IN VENEZUELA AND BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

ALMEIDA, SANDRA RAQUEL DE; PENSO, MARIA APARECIDA  and  FREITAS, LEDA GONÇALVES DE. IDENTIDADE DOCENTE COM FOCO NO CENÁRIO DE PESQUISA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e204516.  Epub Nov 22, 2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698204516.

Trata-se de um estudo bibliográfico que se utilizou do método de revisão sistemática. O objeto de estudo é a identidade docente. As bases de dados consultadas foram o Portal Capes, BVS e SciELO Brasil. Compuseram esta revisão trinta e três artigos. As categorias de análise das características definidoras da identidade docente foram: identidade missionária, identidade instrumental, identidade proletária e identidade profissional, a qual para cada uma delas foram criadas subcategorias que as representassem. Os resultados obtidos apontaram que a identidade docente é coabitada por estas categorias, sendo as mais frequentes, a identidade missionária e a identidade profissional. E, a menos frequente, a identidade proletária. Os estudos apontaram para a necessidade de investigações empíricas visando identificar as injunções sociológicas e psicológicas da trajetória do sujeito professor que se articulam na composição de suas identidades docentes e como ele lida com essas injunções no exercício de sua atuação profissional.

Keywords : Revisão sistemática; Identidade; Identidade docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )