SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35TEACHING IDENTITY IN FOCUS IN THE RESEARCH SCENARIO: A SYSTEMATIC REVIEWCORPORATE EDUCATION AND PUBLIC POLITICS: INFLUENCES AND NEW CHALLENGES FOR THE TRAINING OF SECURITY PROFESSIONAL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

SOCORRO, PAULINA ELENA VILLASMIL; RUIZ, SAMUEL HILCÍAS CARVAJAL; SANTOS, ARLETE RAMOS DOS  and  NUNES, CLAUDIO PINTO. POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA AMÉRICA LATINA: UMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO RURAL/EDUCAÇÃO DO CAMPO NA VENEZUELA E NO BRASIL. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e196116.  Epub Nov 23, 2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698196116.

Este artigo analisa a evolução e aplicação das políticas públicas neoliberais implementadas na América Latina, com impactos nos sistemas educacionais públicos e no exercício do direito das pessoas à educação. O texto focaliza o desenvolvimento de políticas nos setores rurais, com foco na Educação no Campo, especificamente no Brasil e na Venezuela. É uma pesquisa qualitativa cujos dados foram obtidos através de revisão bibliográfica e análise documental. Tomamos como base as análises da legislação nos países citados. Os resultados demonstraram que na Venezuela até o final do século XX o acento das políticas públicas esteve afinado na urbanização do rural, com uma educação subordinada à cultura do petróleo. No caso do Brasil, a educação para os povos do campo, protagonizada pelos sujeitos campesinos, alcançou numerosas conquistas do ponto de vista das políticas educacionais. Entretanto, carece de enfrentamentos constantes entre a classe trabalhadora e a classe dominante.

Keywords : Educação do campo; Educação Rural; Políticas Educacionais; Políticas Públicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )