SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35IDENTIDADE DOCENTE COM FOCO NO CENÁRIO DE PESQUISA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICAA EDUCAÇÃO CORPORATIVA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS: INFLUÊNCIAS E NOVOS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

SOCORRO, PAULINA ELENA VILLASMIL; RUIZ, SAMUEL HILCÍAS CARVAJAL; SANTOS, ARLETE RAMOS DOS  e  NUNES, CLAUDIO PINTO. POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA AMÉRICA LATINA: UMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO RURAL/EDUCAÇÃO DO CAMPO NA VENEZUELA E NO BRASIL. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e196116.  Epub 23-Nov-2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698196116.

Este artigo analisa a evolução e aplicação das políticas públicas neoliberais implementadas na América Latina, com impactos nos sistemas educacionais públicos e no exercício do direito das pessoas à educação. O texto focaliza o desenvolvimento de políticas nos setores rurais, com foco na Educação no Campo, especificamente no Brasil e na Venezuela. É uma pesquisa qualitativa cujos dados foram obtidos através de revisão bibliográfica e análise documental. Tomamos como base as análises da legislação nos países citados. Os resultados demonstraram que na Venezuela até o final do século XX o acento das políticas públicas esteve afinado na urbanização do rural, com uma educação subordinada à cultura do petróleo. No caso do Brasil, a educação para os povos do campo, protagonizada pelos sujeitos campesinos, alcançou numerosas conquistas do ponto de vista das políticas educacionais. Entretanto, carece de enfrentamentos constantes entre a classe trabalhadora e a classe dominante.

Palavras-chave : Educação do campo; Educação Rural; Políticas Educacionais; Políticas Públicas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )