SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35PALESTRA HEBERTISTA: EDUCAÇÃO FÍSICA PARA MULHERES, LAZER E ESTILO DE VIDA NATURAL.”ELES FAZEM A GINÁSTICA SUECA COM ADMIRÁVEL PRECISÃO …” CONSTRUÇÃO DE NAÇÃO E PRODUÇÃO DE INOCÊNCIA NO INDIGENISMO ESTATAL BRASILEIRO DO INÍCIO DO SÉCULO 20 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

MORENO, ANDREA  e  BAIA, ANDERSON DA CUNHA. ARTIGO - DO INSTITUTO CENTRAL DE GINÁSTICA (GCI) DE ESTOCOLMO PARA O BRASIL: CULTIVO E DIVULGAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DO CORPO. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e217636.  Epub 21-Ago-2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698217636.

O artigo traz os resultados de pesquisa onde se estudou o Instituto Central de Ginástica de Estocolmo e como foi se constituindo lugar de cultivo e de divulgação do método sueco de ginástica. Mostra como o GCI, com suas políticas de formação e estratégias de ação, colaborou para o espraiamento da ginástica em diversos países. No Brasil, foca nos diversos modos em que o método ganha visibilidade: no pensamento pedagógico, nos manuais escolares e na presença de Fritjof Detthow, professor formado no Instituto, em São Paulo. O estudo mostra que a ginástica lingiana que chega ao Brasil precisa ser tomada como objeto cultural, como uma prática que não permanece pura e que, em sua circulação, carrega uma dimensão transformativa. A ginástica que Detthow traz ao Brasil guarda profundas relações com aquela aprendida no Instituto, ao mesmo tempo que, no contato com um novo caldo cultural e político, se transforma.

Palavras-chave : Ginástica; Educação do corpo; Método sueco.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )