SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35ARTIGO - ENTRE A GINÁSTICA E O ESPORTE: EDUCAÇÃO DO CORPO E MANUTENÇÃO DA IDENTIDADE NAS SOCIEDADES GINÁSTICAS TEUTO-BRASILEIRAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

WIESER, LOTHAR  e  KRUGER, MICHAEL. EDUCAÇÃO FÍSICA, GINÁSTICA, JOGOS E ESPORTE NO BRASIL: O IMPACTO ALEMÃO. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e218011.  Epub 23-Ago-2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698218011.

Esta contribuição para o dossiê Educação, saúde e recreação: processos históricos da educação do corpo é baseada na longa tradição de pesquisa em história da educação física e do esporte na Alemanha, a respeito dos séculos XIX e XX. Assim como modelo sueco de ginástica e educação do corpo, o movimento alemão do Turnen e ginástica foi muito influente e sustentável para a introdução dos conceitos de educação sistemática do corpo pelo mundo. O Brasil é um dos numerosos países e nações que adotaram partes relevantes do conceito alemão de corpo do Turnen e da ginástica. Há pelo menos duas razões para esse processo de transferência cultural e transformação. Em primeiro lugar, os emigrantes alemães que implementaram suas experiências corporais incluindo suas tradições culturais em suas novas pátrias, e, além disso, o elaborado sistema de didática e metódica da ginástica alemã, que era fácil de transferir para instituições educativas. Isso também aconteceu no Brasi. .

Palavras-chave : Turnen; Ginástica; Transferência cultural; Emigração alemã.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )