SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36NOTAS PARA PENSAR LOS SUJETOS PERIFÉRICOS EN LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN EN CIENCIASINTEGRANDO TECNOLOGÍAS DIGITALES EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE INGLÉS EN BRASIL A TRAVÉS DEL APRENDIZAJE HÍBRIDO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

OLIVEIRA, LUIZ FERNANDO DE. SEIS DÉCADAS DE UM PROJETO DE PLENA DEMOCRATIZAÇÃO: REATUALIZANDO A ATUALIDADE BRASILEIRA COM PAULO FREIRE. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e233695.  Epub 18-Nov-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698233695.

Apresenta-se aqui uma análise contextual e atualizada da obra Educação e atualidade brasileira, escrita por Paulo Freire em 1959, na qual o autor mostra como o contraste entre a “inexperiência democrática” e a “emersão do povo na vida pública nacional” constituía a antinomia fundamental do Brasil “em desenvolvimento”. Por meio de um retrospecto histórico, aponta, na própria formação do Brasil, as origens das disposições mentais antidemocráticas do seu povo e os processos pelos quais essas disposições se perpetuaram. Identificando no fim da década de 1950 as circunstâncias propícias para a inserção participativa e crítica do povo nos processos decisórios nacionais, o autor defende a necessidade de se formar as mulheres e os homens para a vida democrática, papel de uma educação que necessitava de uma completa revisão. Consideradas as especificidades de cada momento, as reflexões de Freire lançam luzes sobre a contexto atual, amparam a problematização de suas antinomias e revelam os caminhos pelos quais se pode construir uma educação para a justiça social.

Palabras clave : Educação para a democracia; antinomia fundamental; colonização de exploração; criticidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )