SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36SEIS DÉCADAS DE UN PROYECTO DE PLENA DEMOCRATIZACIÓN: REACTUALIZANDO LA ACTUALIDAD BRASILEÑA CON PAULO FREIREEDUCACIÓN INCLUSIVA EN ESPACIOS INFORMALES: ANÁLISIS DE MUSEOS DE CIENCIAS BRASILEÑOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

MENDES, ANA RACHEL MACEDO  y  FINARDI, KYRIA REBECA. INTEGRANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLÊS POR MEIO DE ABORDAGENS HÍBRIDAS. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e233799.  Epub 18-Nov-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698233799.

RESUMO:

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a integração de tecnologias digitais por meio de abordagens híbridas na formação inicial de professores de inglês. Para tanto, uma proposta de abordagem híbrida foi projetada e implementada como intervenção pedagógica na forma de uma pesquisa-ação em uma disciplina do curso de formação inicial de professores de inglês em uma universidade federal do Brasil. Os dados incluem questionários e entrevistas administradas aos professores de inglês em pré-serviço e observações realizadas durante a disciplina de estágio curricular. A análise dos dados sugere que, apesar do pouco envolvimento no ambiente online, a abordagem foi capaz de promover uma reflexão crítica sobre a integração de tecnologias digitais no ensino de inglês. Além disso, mostrou que as visões dos professores em pré-serviço a respeito do valor educacional atribuído ao ambiente on-line e a preparação dos professores para oferecer opções de aprendizado variadas e inovadoras podem determinar o sucesso da integração de tecnologias digitais por meio de abordagens híbridas. O estudo conclui que a implementação de abordagens híbridas na formação inicial de professores de inglês em pré-serviço oferece um espaço para reflexão sobre ações que promovam decisões pedagógicas informadas sobre a integração de tecnologias digitais no ensino de inglês.

Palabras clave : Abordagens híbrida; formação inicial de professores de Inglês; tecnologias digitais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )