SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36SEIS DÉCADAS DE UM PROJETO DE PLENA DEMOCRATIZAÇÃO: REATUALIZANDO A ATUALIDADE BRASILEIRA COM PAULO FREIREA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA ANÁLISE DOS MUSEUS DE CIÊNCIAS BRASILEIROS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

MENDES, ANA RACHEL MACEDO  e  FINARDI, KYRIA REBECA. INTEGRANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLÊS POR MEIO DE ABORDAGENS HÍBRIDAS. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e233799.  Epub 18-Nov-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698233799.

RESUMO:

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a integração de tecnologias digitais por meio de abordagens híbridas na formação inicial de professores de inglês. Para tanto, uma proposta de abordagem híbrida foi projetada e implementada como intervenção pedagógica na forma de uma pesquisa-ação em uma disciplina do curso de formação inicial de professores de inglês em uma universidade federal do Brasil. Os dados incluem questionários e entrevistas administradas aos professores de inglês em pré-serviço e observações realizadas durante a disciplina de estágio curricular. A análise dos dados sugere que, apesar do pouco envolvimento no ambiente online, a abordagem foi capaz de promover uma reflexão crítica sobre a integração de tecnologias digitais no ensino de inglês. Além disso, mostrou que as visões dos professores em pré-serviço a respeito do valor educacional atribuído ao ambiente on-line e a preparação dos professores para oferecer opções de aprendizado variadas e inovadoras podem determinar o sucesso da integração de tecnologias digitais por meio de abordagens híbridas. O estudo conclui que a implementação de abordagens híbridas na formação inicial de professores de inglês em pré-serviço oferece um espaço para reflexão sobre ações que promovam decisões pedagógicas informadas sobre a integração de tecnologias digitais no ensino de inglês.

Palavras-chave : Abordagens híbrida; formação inicial de professores de Inglês; tecnologias digitais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )