SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36INCLUSIVE EDUCATION IN NON-FORMAL SPACES: AN ANALYSIS OF BRAZILIAN SCIENCES MUSEUMSAN EXAMINATION OF THE STATE OF ART IN ACADEMIC PUBLICATIONS ON RELIGIOUS EDUCATION IN BRAZIL (2012-2017) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

TAUHATA, THIAGO BRANDÃO VIEIRA  and  CASSOLI, TIAGO. O GOVERNO DA ADOLESCÊNCIA E SEUS DESLOCAMENTOS HISTÓRICOS. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e234615.  Epub Nov 18, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698234615.

O artigo problematiza, através da pesquisa genealógica, a emergência do adolescente em conflito com a lei. Buscar a emergência do adolescente em conflito com a lei significa buscar e descrever o conjunto de forças que, a partir de determinado acontecimento, permitiu o estabelecimento de uma nova configuração entre saberes e práticas sobre os corpos dos adolescentes. Argumentamos que o adolescente em conflito com a lei é uma personagem que emerge com o Estatuto da Criança e do Adolescente, sendo produzido pelas medidas socioeducativas, compreendidas como um conjunto de técnicas biopolíticas que articula tecnologias de dominação e tecnologias de si, no quadro de uma governamentalidade neoliberal. Desse modo, pretende contribuir com a crítica do presente mediante o recuo histórico de maneira a observar se o adolescente em conflito com a lei apresenta-se de fato como uma ruptura no campo dos saberes e das práticas institucionais e o sentido dessa ruptura.

Keywords : Adolescente em conflito com a lei; biopolítica; governamentalidade; neoliberalismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )