SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36UN EXAMEN DEL ESTADO DEL ARTE EN PUBLICACIONES ACADÉMICAS SOBRE EDUCACIÓN RELIGIOSA EN BRASIL (2012-2017)EDUCACIÓN Y CIUDAD: PUBLICACIONES DIRIGIDAS A LA JUVENTUD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

GOMES, LEONARDO DO COUTO; MORAES, LETÍCIA CRISTINA LIMA  y  MELO, VICTOR ANDRADE DE. APRENDER A SER CHIC: A PATINAÇÃO EM CURITIBA (1879-1916) - UMA EXPERIÊNCIA MODERNA. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e235386.  Epub 19-Nov-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698235386.

Este estudo tem por objetivo discutir as experiências com a patinação promovidas em Curitiba entre 1879 (data do anúncio da primeira iniciativa) e 1916 (ano em que sete espaços dedicados à diversão funcionaram simultaneamente). O intuito foi investigar sua dinâmica social, bem como os discursos de adesão a ideias de civilização e progresso que se forjaram ao seu redor, posicionamentos que apresentaram indicações de adequados usos do corpo e de adoção de bons comportamentos públicos. Basicamente, interessa responder: a) como se estruturou a prática (estratégias de oferta, responsáveis, locais, frequentadores)? b) que representações sobre ela foram veiculadas? Como fontes, foram utilizados jornais e revistas publicados na cidade no período em tela. Conclui-se que a patinação foi mobilizada como uma possibilidade de educação do público no que tange à aquisição de posturas chics, uma noção ligada a concepções de modernidade que circularam com maior intensidade na capital paranaense no momento abordado.

Palabras clave : História da Educação; História do Lazer; História do Esporte; Patinação; Curitiba.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )