SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36UM EXAME DO ESTADO DA ARTE SOBRE ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL EM PERIÓDICOS ACADÊMICOS (2012-2017)EDUCAÇÃO E CIDADE: PUBLICAÇÕES DIRECIONADAS À JUVENTUDE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

GOMES, LEONARDO DO COUTO; MORAES, LETÍCIA CRISTINA LIMA  e  MELO, VICTOR ANDRADE DE. APRENDER A SER CHIC: A PATINAÇÃO EM CURITIBA (1879-1916) - UMA EXPERIÊNCIA MODERNA. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e235386.  Epub 19-Nov-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698235386.

Este estudo tem por objetivo discutir as experiências com a patinação promovidas em Curitiba entre 1879 (data do anúncio da primeira iniciativa) e 1916 (ano em que sete espaços dedicados à diversão funcionaram simultaneamente). O intuito foi investigar sua dinâmica social, bem como os discursos de adesão a ideias de civilização e progresso que se forjaram ao seu redor, posicionamentos que apresentaram indicações de adequados usos do corpo e de adoção de bons comportamentos públicos. Basicamente, interessa responder: a) como se estruturou a prática (estratégias de oferta, responsáveis, locais, frequentadores)? b) que representações sobre ela foram veiculadas? Como fontes, foram utilizados jornais e revistas publicados na cidade no período em tela. Conclui-se que a patinação foi mobilizada como uma possibilidade de educação do público no que tange à aquisição de posturas chics, uma noção ligada a concepções de modernidade que circularam com maior intensidade na capital paranaense no momento abordado.

Palavras-chave : História da Educação; História do Lazer; História do Esporte; Patinação; Curitiba.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )