SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36APRENDER A SER CHIC: A PATINAÇÃO EM CURITIBA (1879-1916) - UMA EXPERIÊNCIA MODERNAAUTORIA DOCENTE: UM ESQUEMA DE ANÁLISE NO ENSINO DE CIÊNCIAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

WOLLMANN, GUSTAVO HENRIQUE  e  ASSIS, NEIVA DE. EDUCAÇÃO E CIDADE: PUBLICAÇÕES DIRECIONADAS À JUVENTUDE. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e236406.  Epub 20-Nov-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698236406.

Nesta pesquisa bibliográfica, objetivou-se analisar publicações científicas com a temática educação e cidade, focalizando oportunidades educadoras proporcionadas a jovens na cidade. Através de busca no EBSCO Discovery Service, com os descritores “cidade”, “educação” e “juventude”, selecionaram-se 112 artigos, analisados em nove categorias: 1) Área do Conhecimento; 2) Público-alvo; 3) Área Geográfica; 4) Tipo de Pesquisa; 5) Instrumento Metodológico; 6) Base Teórica; 7) Atividade Desenvolvida; 8) Principais Resultados; e 9) Discussão sobre Cidade. Os resultados revelam diversos usos do território no exercício educativo - variando entre áreas urbanas e rurais, centrais e periféricas -, destacando possibilidades de educar a/com a juventude em práticas urbanas, locais e não institucionalizadas. A escola ainda aparece como central para encontros educativos e criações das juventudes, sendo necessário atividades mais próximas do território. Constatamos significativas experiências educativas territorializadas baseadas na Educação Popular, de Paulo Freire, valorizando os saberes locais, a prática social e relacionando cultura e educação não formal. Concluímos sustentando que as cidades são como arenas interdisciplinares potentes para práticas educativas territorialmente estruturadas, articuladas com vivências e características locais.

Palavras-chave : Educação; cidades; juventudes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )