SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36EDUCATION AND THE CITY: PUBLICATIONS DIRECTED TO YOUTHTHE WEB IN SOLVING PROGRAMMING CHALLENGES: WHAT COLLEGE STUDENTS SAY ABOUT THEIR EXPERIENCE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

MAIA, JULIANA DE OLIVEIRA; VILLANI, ALBERTO; BAROLLI, ELISABETH  and  NASCIMENTO, WILSON ELMER. AUTORIA DOCENTE: UM ESQUEMA DE ANÁLISE NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e236529.  Epub Nov 20, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698236529.

Este trabalho tem como objetivo apresentar um esquema de análise para a autoria docente no ensino de Ciências. O conceito de autoria docente foi caracterizado de modo a aprofundar a relação que o professor, em contextos de formação continuada, estabelece com seu próprio desenvolvimento profissional docente. A elaboração do esquema teve como ponto de partida depoimentos de professores participantes de cursos de Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e Matemática extraídos de trabalhos publicados em periódicos brasileiros. O esquema abrange um conjunto de indicadores que dão conta tanto de fatores de natureza cognitiva, quanto subjetiva que influenciam o desenvolvimento profissional docente: dedicação - nula, passiva e ativa; responsabilidade - nula, eventual e sistemática; inovação - nula, técnica, reflexiva e criativa. De modo a explorar o esquema analítico, foram interpretados dados empíricos sobre a participação de uma professora em um Mestrado Profissional em Ensino de Física. O conjunto de dados foi obtido por meio de uma entrevista semiestruturada e para o processo de apresentação e análise dos dados optou-se por uma análise narrativa. Como conclusão foi possível observar que o esquema desenvolvido para caracterizar a autoria docente tem como perspectiva dar destaque ao fato de que o professor pode ser original e criativo também quando se considera, em específico, os conhecimentos que podem estar relacionados com as diversas atividades da prática pedagógica. Além disso, o esquema pode se constituir num instrumento efetivo, seja para o professor se auto avaliar, seja para fornecer indícios acerca do potencial de contribuição das atividades propostas pelo contexto formativo.

Keywords : Autoria docente; desenvolvimento profissional docente; Professores de Ciências; Formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )