SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36EDUCACIÓN Y CIUDAD: PUBLICACIONES DIRIGIDAS A LA JUVENTUDLA WEB PARA RESOLVER LOS DESAFÍOS DE PROGRAMACIÓN: LO QUE DICEN LOS ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS SOBRE SU EXPERIENCIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

MAIA, JULIANA DE OLIVEIRA; VILLANI, ALBERTO; BAROLLI, ELISABETH  y  NASCIMENTO, WILSON ELMER. AUTORIA DOCENTE: UM ESQUEMA DE ANÁLISE NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e236529.  Epub 20-Nov-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698236529.

Este trabalho tem como objetivo apresentar um esquema de análise para a autoria docente no ensino de Ciências. O conceito de autoria docente foi caracterizado de modo a aprofundar a relação que o professor, em contextos de formação continuada, estabelece com seu próprio desenvolvimento profissional docente. A elaboração do esquema teve como ponto de partida depoimentos de professores participantes de cursos de Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e Matemática extraídos de trabalhos publicados em periódicos brasileiros. O esquema abrange um conjunto de indicadores que dão conta tanto de fatores de natureza cognitiva, quanto subjetiva que influenciam o desenvolvimento profissional docente: dedicação - nula, passiva e ativa; responsabilidade - nula, eventual e sistemática; inovação - nula, técnica, reflexiva e criativa. De modo a explorar o esquema analítico, foram interpretados dados empíricos sobre a participação de uma professora em um Mestrado Profissional em Ensino de Física. O conjunto de dados foi obtido por meio de uma entrevista semiestruturada e para o processo de apresentação e análise dos dados optou-se por uma análise narrativa. Como conclusão foi possível observar que o esquema desenvolvido para caracterizar a autoria docente tem como perspectiva dar destaque ao fato de que o professor pode ser original e criativo também quando se considera, em específico, os conhecimentos que podem estar relacionados com as diversas atividades da prática pedagógica. Além disso, o esquema pode se constituir num instrumento efetivo, seja para o professor se auto avaliar, seja para fornecer indícios acerca do potencial de contribuição das atividades propostas pelo contexto formativo.

Palabras clave : Autoria docente; desenvolvimento profissional docente; Professores de Ciências; Formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )