SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36TEACHING AUTHORSHIP: AN ANALYSIS SCHEME IN THE TEACHING OF SCIENCEBETWEEN LIBERALS AND TECHNICISTS: DIDACTIC IN EDUCATION REFORMS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

BAGATINI, DANIELA DUARTE DA SILVA  and  BIASUZ, MARIA CRISTINA VILLANOVA. A WEB NA RESOLUÇÃO DE DESAFIOS DE PROGRAMAÇÃO: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE SUA EXPERIÊNCIA. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e238371.  Epub Nov 18, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698228371.

Esta pesquisa na área da educação e das novas tecnologias desdobra-se em dois caminhos investigativos: a ação do estudante e a operação do meio. A partir da experiência revelada no cenário da prática de programação da disciplina de Estrutura de Dados apoiada pela Web, que disponibiliza as soluções de programação, gera-se uma discussão sobre a questão da cópia, devido ao ambiente compelidor da Web que incrementa os processos da busca online. O texto apresenta trabalhos que discutem o plágio do código-fonte e o efeito descalibrado do próprio conhecimento promovido pelo acesso a Web. Faz-se uma discussão sobre o significado e o processo da experiência amparada em autores como Dewey (1976, 1978, 1980), Larrosa (2002, 2018), Cupani (2013) e McLuhan (1964). A análise de dados realizada através de um questionário aplicado com estudantes universitários (n=149 respostas) evidencia a experiência Web na resolução de problemas de programação. Como resultado os estudantes declaram a importância, satisfação e relevância da Web para seu estudo.

Keywords : experiência Web; estrutura de dados; programação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )