SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36AUTORÍA DOCENTE: UM ESQUEMA DE ANÁLISIS EN LA ENSEÑANZA DE CIENCIASENTRE LIBERALES Y TECNICISTAS: LA DIDÁCTICA EN LAS REFORMAS DE LA ENSEÑANZA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

BAGATINI, DANIELA DUARTE DA SILVA  y  BIASUZ, MARIA CRISTINA VILLANOVA. A WEB NA RESOLUÇÃO DE DESAFIOS DE PROGRAMAÇÃO: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE SUA EXPERIÊNCIA. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e238371.  Epub 18-Nov-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698228371.

Esta pesquisa na área da educação e das novas tecnologias desdobra-se em dois caminhos investigativos: a ação do estudante e a operação do meio. A partir da experiência revelada no cenário da prática de programação da disciplina de Estrutura de Dados apoiada pela Web, que disponibiliza as soluções de programação, gera-se uma discussão sobre a questão da cópia, devido ao ambiente compelidor da Web que incrementa os processos da busca online. O texto apresenta trabalhos que discutem o plágio do código-fonte e o efeito descalibrado do próprio conhecimento promovido pelo acesso a Web. Faz-se uma discussão sobre o significado e o processo da experiência amparada em autores como Dewey (1976, 1978, 1980), Larrosa (2002, 2018), Cupani (2013) e McLuhan (1964). A análise de dados realizada através de um questionário aplicado com estudantes universitários (n=149 respostas) evidencia a experiência Web na resolução de problemas de programação. Como resultado os estudantes declaram a importância, satisfação e relevância da Web para seu estudo.

Palabras clave : experiência Web; estrutura de dados; programação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )