SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36FROM THE PEDAGOGICAL PROJECT TO THE UNIVERSITY CLASSROOM: LEARNING TO TEACH WITH DTIC IN DEGREE COURSES IN MATHEMATICSMASTER’S DEGREE DISSERTATIONS LINKED TO EXTENSION PROJECTS: ASSUMPTIONS FOR THE ACADEMIC TRIPOD author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

TOSTA, Sandra de Fátima Pereira; MAIA, Carla Valéria Vieira Linhares; SILVA, Weslei Lopes da  and  DANTAS, Douglas Cabral. DIÁLOGOS NAS FRONTEIRAS: UM ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO E ESCOLA NA ANTROPOLOGIA BRASILEIRA. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e222229.  Epub Nov 09, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698222229.

Este artigo busca problematizar os resultados de uma pesquisa que teve como objetivos identificar e analisar a produção de teses e dissertações concluídas em Programas de Pós-graduação em Antropologia a partir de 1990 no Brasil, entender como as questões educacionais foram incorporadas e tratadas teórica e metodologicamente nessas pesquisas e, contiguamente, compreender as condições de desenvolvimento do campo interdisciplinar na interface Antropologia e Educação. De natureza qualitativa e quantitativa, foram analisados cerca de 62 trabalhos. Os resultados depreendidos demonstraram que o olhar do antropólogo contribui para uma melhor compreensão das realidades em contextos de aprendizagens, sejam espaços de educação formal ou não, e contribuem densamente para o campo da educação.

Keywords : Antropologia; aprendizagens; educação; escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )