SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36DEL PROYECTO PEDAGÓGICO A LA CLASE UNIVERSITARIA: APRENDER A ENSEÑAR CON TDIC EN CURSOS DE LICENCIATURA EN MATEMÁTICASTESIS DE MAESTRÍA ATRAILLADAS A LOS PROYECTOS DE EXTENSIÓN: PREMISAS AL TRÍPODE ACADÉMICO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

TOSTA, Sandra de Fátima Pereira; MAIA, Carla Valéria Vieira Linhares; SILVA, Weslei Lopes da  y  DANTAS, Douglas Cabral. DIÁLOGOS NAS FRONTEIRAS: UM ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO E ESCOLA NA ANTROPOLOGIA BRASILEIRA. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e222229.  Epub 09-Nov-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698222229.

Este artigo busca problematizar os resultados de uma pesquisa que teve como objetivos identificar e analisar a produção de teses e dissertações concluídas em Programas de Pós-graduação em Antropologia a partir de 1990 no Brasil, entender como as questões educacionais foram incorporadas e tratadas teórica e metodologicamente nessas pesquisas e, contiguamente, compreender as condições de desenvolvimento do campo interdisciplinar na interface Antropologia e Educação. De natureza qualitativa e quantitativa, foram analisados cerca de 62 trabalhos. Os resultados depreendidos demonstraram que o olhar do antropólogo contribui para uma melhor compreensão das realidades em contextos de aprendizagens, sejam espaços de educação formal ou não, e contribuem densamente para o campo da educação.

Palabras clave : Antropologia; aprendizagens; educação; escola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )