SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36DO PROJETO PEDAGÓGICO À AULA UNIVERSITÁRIA: APRENDER A ENSINAR COM TDIC EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICADISSERTAÇÕES DE MESTRADO ATRELADAS A PROJETOS DE EXTENSÃO: PREMISSAS AO TRIPÉ ACADÊMICO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

TOSTA, Sandra de Fátima Pereira; MAIA, Carla Valéria Vieira Linhares; SILVA, Weslei Lopes da  e  DANTAS, Douglas Cabral. DIÁLOGOS NAS FRONTEIRAS: UM ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO E ESCOLA NA ANTROPOLOGIA BRASILEIRA. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e222229.  Epub 09-Nov-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698222229.

Este artigo busca problematizar os resultados de uma pesquisa que teve como objetivos identificar e analisar a produção de teses e dissertações concluídas em Programas de Pós-graduação em Antropologia a partir de 1990 no Brasil, entender como as questões educacionais foram incorporadas e tratadas teórica e metodologicamente nessas pesquisas e, contiguamente, compreender as condições de desenvolvimento do campo interdisciplinar na interface Antropologia e Educação. De natureza qualitativa e quantitativa, foram analisados cerca de 62 trabalhos. Os resultados depreendidos demonstraram que o olhar do antropólogo contribui para uma melhor compreensão das realidades em contextos de aprendizagens, sejam espaços de educação formal ou não, e contribuem densamente para o campo da educação.

Palavras-chave : Antropologia; aprendizagens; educação; escola.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )