SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36BORDER DIALOGUES: A STUDY ON EDUCATION AND SCHOOL IN BRAZILIAN ANTHROPOLOGY.WHEN FOCUS BECOMES THE RESULT IN EXTERNAL LARGE-SCALE EVALUATION: EVIDENCE OF A SCHOOL NETWORK author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

FIGUEIREDO, JULIANA DE PAULA et al. DISSERTAÇÕES DE MESTRADO ATRELADAS A PROJETOS DE EXTENSÃO: PREMISSAS AO TRIPÉ ACADÊMICO. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e225086.  Epub Nov 24, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698225086.

O objetivo deste artigo é apresentar uma investigação sobre o envolvimento de estudantes de pós-graduação em Educação Física, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em projetos de extensão na construção de suas dissertações de mestrado. A metodologia empregada foi a da pesquisa aplicada, a qual possui um caráter descritivo, com análise qualitativa dos dados. Participaram deste estudo sete mestres em Educação Física, com idade de 28 ± 7,07 anos. Utilizou-se um questionário on-line, o qual continha os dados de caracterização dos participantes e dez perguntas abertas. Os dados foram analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo. Como resultado, identificou-se um engajamento dos investigados em projetos de extensão que vinha sendo realizado desde a graduação, e isso os motivou a dar continuidade nesse ato também durante a pós-graduação. Além disso, os mestres investigados identificaram diversos benefícios em atrelar a dissertação à extensão. Com isso, acredita-se na potencialidade de pesquisas relacionadas à extensão e no incentivo a esses tipos de pesquisa, pois eles poderiam proporcionar uma retroalimentação, garantindo intervenções qualificadas à comunidade.

Keywords : extensão universitária; pós-graduação; dissertação; Educação Física.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )