SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36DIÁLOGOS EN LAS FRONTERAS: UN ESTUDIO SOBRE EDUCACIÓN Y ESCUELA EN LA ANTROPOLOGÍA BRASILEÑACUANDO EL ENFOQUE SE CONVIERTE EN EL RESULTADO DE LA EVALUACIÓN EXTERNA A GRAN ESCALA: INDICIOS DE UNA RED PÚBLICA DE ENSEÑANZA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

FIGUEIREDO, JULIANA DE PAULA et al. DISSERTAÇÕES DE MESTRADO ATRELADAS A PROJETOS DE EXTENSÃO: PREMISSAS AO TRIPÉ ACADÊMICO. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e225086.  Epub 24-Nov-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698225086.

O objetivo deste artigo é apresentar uma investigação sobre o envolvimento de estudantes de pós-graduação em Educação Física, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em projetos de extensão na construção de suas dissertações de mestrado. A metodologia empregada foi a da pesquisa aplicada, a qual possui um caráter descritivo, com análise qualitativa dos dados. Participaram deste estudo sete mestres em Educação Física, com idade de 28 ± 7,07 anos. Utilizou-se um questionário on-line, o qual continha os dados de caracterização dos participantes e dez perguntas abertas. Os dados foram analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo. Como resultado, identificou-se um engajamento dos investigados em projetos de extensão que vinha sendo realizado desde a graduação, e isso os motivou a dar continuidade nesse ato também durante a pós-graduação. Além disso, os mestres investigados identificaram diversos benefícios em atrelar a dissertação à extensão. Com isso, acredita-se na potencialidade de pesquisas relacionadas à extensão e no incentivo a esses tipos de pesquisa, pois eles poderiam proporcionar uma retroalimentação, garantindo intervenções qualificadas à comunidade.

Palabras clave : extensão universitária; pós-graduação; dissertação; Educação Física.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )