SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36DIÁLOGOS NAS FRONTEIRAS: UM ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO E ESCOLA NA ANTROPOLOGIA BRASILEIRAQUANDO O FOCO PASSA A SER O RESULTADO NA AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA: EVIDÊNCIAS DE UMA REDE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

FIGUEIREDO, JULIANA DE PAULA et al. DISSERTAÇÕES DE MESTRADO ATRELADAS A PROJETOS DE EXTENSÃO: PREMISSAS AO TRIPÉ ACADÊMICO. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e225086.  Epub 24-Nov-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698225086.

O objetivo deste artigo é apresentar uma investigação sobre o envolvimento de estudantes de pós-graduação em Educação Física, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em projetos de extensão na construção de suas dissertações de mestrado. A metodologia empregada foi a da pesquisa aplicada, a qual possui um caráter descritivo, com análise qualitativa dos dados. Participaram deste estudo sete mestres em Educação Física, com idade de 28 ± 7,07 anos. Utilizou-se um questionário on-line, o qual continha os dados de caracterização dos participantes e dez perguntas abertas. Os dados foram analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo. Como resultado, identificou-se um engajamento dos investigados em projetos de extensão que vinha sendo realizado desde a graduação, e isso os motivou a dar continuidade nesse ato também durante a pós-graduação. Além disso, os mestres investigados identificaram diversos benefícios em atrelar a dissertação à extensão. Com isso, acredita-se na potencialidade de pesquisas relacionadas à extensão e no incentivo a esses tipos de pesquisa, pois eles poderiam proporcionar uma retroalimentação, garantindo intervenções qualificadas à comunidade.

Palavras-chave : extensão universitária; pós-graduação; dissertação; Educação Física.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )