SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36MASTER’S DEGREE DISSERTATIONS LINKED TO EXTENSION PROJECTS: ASSUMPTIONS FOR THE ACADEMIC TRIPODFROM THE COMMON OF ENVIRONMENTAL EDUCATION TO ENVIRONMENTAL EDUCATION OF THE COMMON author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

ALMEIDA, LUANA COSTA. QUANDO O FOCO PASSA A SER O RESULTADO NA AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA: EVIDÊNCIAS DE UMA REDE. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e233713.  Epub Dec 02, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698233713.

A indução das avaliações externas sobre o trabalho escolar tem sido desvelada em várias pesquisas e, com o objetivo de aprofundar a investigação nessa temática, este artigo apresenta os resultados de uma investigação que se propôs a analisar evidências empíricas de como diferentes níveis de uma mesma rede organizam suas ações para a melhoria de sua performance. Nele, são problematizados e analisados os objetivos e as ações estabelecidas para a melhoria dos índices de desempenho, tanto no nível da secretaria municipal de educação quanto das escolas. O objetivo da investigação foi descrever e analisar a forma pela qual essas avaliações impactam nas decisões e ações no âmbito de uma rede de ensino. As evidências foram coletadas em entrevistas com o secretário de educação da rede e os gestores das escolas e por meio de grupos focais com professores. Os resultados mostram não apenas as ações adotadas na rede, mas também indícios de uma rendição dos profissionais da educação à lógica gerencialista que coloniza a política educacional na atualidade.

Keywords : Avaliação; qualidade educacional; gerencialismo; escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )