SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36TESIS DE MAESTRÍA ATRAILLADAS A LOS PROYECTOS DE EXTENSIÓN: PREMISAS AL TRÍPODE ACADÉMICODEL COMÚN DE LA EDUCACIÓN AMBIENTAL A LA EDUCACIÓN AMBIENTAL DEL COMÚN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

ALMEIDA, LUANA COSTA. QUANDO O FOCO PASSA A SER O RESULTADO NA AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA: EVIDÊNCIAS DE UMA REDE. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e233713.  Epub 02-Dic-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698233713.

A indução das avaliações externas sobre o trabalho escolar tem sido desvelada em várias pesquisas e, com o objetivo de aprofundar a investigação nessa temática, este artigo apresenta os resultados de uma investigação que se propôs a analisar evidências empíricas de como diferentes níveis de uma mesma rede organizam suas ações para a melhoria de sua performance. Nele, são problematizados e analisados os objetivos e as ações estabelecidas para a melhoria dos índices de desempenho, tanto no nível da secretaria municipal de educação quanto das escolas. O objetivo da investigação foi descrever e analisar a forma pela qual essas avaliações impactam nas decisões e ações no âmbito de uma rede de ensino. As evidências foram coletadas em entrevistas com o secretário de educação da rede e os gestores das escolas e por meio de grupos focais com professores. Os resultados mostram não apenas as ações adotadas na rede, mas também indícios de uma rendição dos profissionais da educação à lógica gerencialista que coloniza a política educacional na atualidade.

Palabras clave : Avaliação; qualidade educacional; gerencialismo; escola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )