SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36DISSERTAÇÕES DE MESTRADO ATRELADAS A PROJETOS DE EXTENSÃO: PREMISSAS AO TRIPÉ ACADÊMICODO COMUM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL À EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO COMUM índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

ALMEIDA, LUANA COSTA. QUANDO O FOCO PASSA A SER O RESULTADO NA AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA: EVIDÊNCIAS DE UMA REDE. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e233713.  Epub 02-Dez-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698233713.

A indução das avaliações externas sobre o trabalho escolar tem sido desvelada em várias pesquisas e, com o objetivo de aprofundar a investigação nessa temática, este artigo apresenta os resultados de uma investigação que se propôs a analisar evidências empíricas de como diferentes níveis de uma mesma rede organizam suas ações para a melhoria de sua performance. Nele, são problematizados e analisados os objetivos e as ações estabelecidas para a melhoria dos índices de desempenho, tanto no nível da secretaria municipal de educação quanto das escolas. O objetivo da investigação foi descrever e analisar a forma pela qual essas avaliações impactam nas decisões e ações no âmbito de uma rede de ensino. As evidências foram coletadas em entrevistas com o secretário de educação da rede e os gestores das escolas e por meio de grupos focais com professores. Os resultados mostram não apenas as ações adotadas na rede, mas também indícios de uma rendição dos profissionais da educação à lógica gerencialista que coloniza a política educacional na atualidade.

Palavras-chave : Avaliação; qualidade educacional; gerencialismo; escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )