SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36TEACHING WORK IN SÃO PAULO STATE: ANALYSIS OF THESES AND DISSERTATIONS (1996 TO 2018)CHILDHOOD CULTURES: THE WAYS CHILDREN WATCH AND INTERACT WITH THE ANIMATED SERIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

BARONI, VIVIAN  and  CENCI, ANGELO VITÓRIO. UMA TAREFA PARA MAIS DE UM SÉCULO: SCHILLER E OS POTENCIAIS FORMATIVOS DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e20089.  Epub Dec 13, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469820089.

Escritas no final do século XVIII, na obra A educação estética do homem numa série de cartas, Schiller ultrapassa a discussão acerca da arte ao identificar a necessidade urgente de uma educação estética enquanto cura para os males trazidos pela modernidade. No presente artigo, procuramos reconstruir a concepção formativa que embasa a discussão presente nas Cartas, procurando demonstrar a atualidade de suas premissas educacionais. Para tanto, estudamos as concepções históricas que influenciaram a redação das Cartas, assim como os conceitos centrais que embasam a sua concepção de educação estética. Também analisamos o papel da educação estética enquanto contraponto da fragmentação e no questionamento acerca do lugar da sensibilidade na formação. Com tal estudo, esperamos evidenciar a importância da educação estética schilleriana no contexto atual ao recuperar aspectos críticos e emancipatórios da arte enquanto formação humana e projeção de uma racionalidade ampliada.

Keywords : Educação estética; Formação; Schiller.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )