SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36“BAD WORD IS WHAT DOESN’T EXISTS ON GOD BODY”: A STUDY OF CHILDHOOD OBSCENETHE ACTIVE OF ACTIVE METHODOLOGIES: CONTRIBUTIONS FROM HISTORIC-CULTURAL THEORY TO TEACHING AND LEARNING PROCESSES IN HIGHER EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

SOUZA, RENATA ANDRADE DE LIMA E; MOLL, JAQUELINE  and  ANDRADE, FÁBIO BEZERRA DE. HABITUS E DECOLONIALIDADE: POLÍTICAS DE COTAS NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA DESCONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO COLONIAL. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e225572.  Epub Dec 14, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698225572.

Este texto constitui parte da pesquisa que analisa o perfil dos estudantes egressos de escolas públicas que ingressaram na Universidade Federal Rural de Pernambuco por intermédio da política de cotas. O objetivo é apresentar, a partir de relatos coletados através de entrevistas, esses estudantes recém-ingressantes nos dois cursos mais concorridos em 2018, seus desafios para o letramento acadêmico, que é influenciado pelo habitus, na sua trajetória escolar e as perspectivas desses jovens para a diplomação. Para tanto, seguimos uma abordagem qualitativa e realizamos uma discussão teórica sobre os conceitos de habitus, pensando na sua constituição a partir de um imaginário colonial que a política de cotas contribui para desestruturar.

Keywords : política de cotas; universidade; ensino superior; habitus.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )