SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36"PALABROTAS ES LO QUE NO HAY EN EL CUERPO DE DIOS": Un estudio de lo obsceno infantilEL ACTIVO DE METODOLOGÍAS ACTIVAS: CONTRIBUCIONES DE LA TEORÍA HISTÓRICO-CULTURAL A LOS PROCESOS DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

SOUZA, RENATA ANDRADE DE LIMA E; MOLL, JAQUELINE  y  ANDRADE, FÁBIO BEZERRA DE. HABITUS E DECOLONIALIDADE: POLÍTICAS DE COTAS NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA DESCONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO COLONIAL. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e225572.  Epub 14-Dic-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698225572.

Este texto constitui parte da pesquisa que analisa o perfil dos estudantes egressos de escolas públicas que ingressaram na Universidade Federal Rural de Pernambuco por intermédio da política de cotas. O objetivo é apresentar, a partir de relatos coletados através de entrevistas, esses estudantes recém-ingressantes nos dois cursos mais concorridos em 2018, seus desafios para o letramento acadêmico, que é influenciado pelo habitus, na sua trajetória escolar e as perspectivas desses jovens para a diplomação. Para tanto, seguimos uma abordagem qualitativa e realizamos uma discussão teórica sobre os conceitos de habitus, pensando na sua constituição a partir de um imaginário colonial que a política de cotas contribui para desestruturar.

Palabras clave : política de cotas; universidade; ensino superior; habitus.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )