SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36“PALAVRÃO É O QUE NÃO TEM NO CORPO DE DEUS”: UM ESTUDO DO OBSCENO INFANTILO ATIVO DAS METODOLOGIAS ATIVAS: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA OS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER NA EDUCAÇÃO SUPERIOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

SOUZA, RENATA ANDRADE DE LIMA E; MOLL, JAQUELINE  e  ANDRADE, FÁBIO BEZERRA DE. HABITUS E DECOLONIALIDADE: POLÍTICAS DE COTAS NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA DESCONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO COLONIAL. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e225572.  Epub 14-Dez-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698225572.

Este texto constitui parte da pesquisa que analisa o perfil dos estudantes egressos de escolas públicas que ingressaram na Universidade Federal Rural de Pernambuco por intermédio da política de cotas. O objetivo é apresentar, a partir de relatos coletados através de entrevistas, esses estudantes recém-ingressantes nos dois cursos mais concorridos em 2018, seus desafios para o letramento acadêmico, que é influenciado pelo habitus, na sua trajetória escolar e as perspectivas desses jovens para a diplomação. Para tanto, seguimos uma abordagem qualitativa e realizamos uma discussão teórica sobre os conceitos de habitus, pensando na sua constituição a partir de um imaginário colonial que a política de cotas contribui para desestruturar.

Palavras-chave : política de cotas; universidade; ensino superior; habitus.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )