SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36HABITUS AND DECOLONIALITY: QUOTA POLICIES ONACCESS TO HIGHER EDUCATION FOR DECONSTRUCTION OF THE COLONIAL IMAGINARYTEACHERS’ PROFESSIONAL SOCIALIZATION, OR HOW DOES A PRACTICE BECOME NATURALIZED? A STUDY ON THE NATURALIZATION OF RELIGIUS ASPECTS IN THE TEACHERS’ PRACTICE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

ALVES, SOLANGE MARIA  and  TEO, CARLA ROSANE PAZ ARRUDA. O ATIVO DAS METODOLOGIAS ATIVAS: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA OS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e229610.  Epub Dec 14, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698229619.

O texto em tela traduz um esforço de teorização decorrente de pesquisa em torno das chamadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem na educação superior, mais precisamente no contexto da formação em saúde, empreendendo uma análise pautada pelos pressupostos teórico-metodológicos da concepção histórico-cultural de desenvolvimento humano. Assume-se, particularmente, o marco teórico da Escola de Vigotski, com as contribuições de Lev S. Vigotski e Alexei Leontiev, a partir de sua Teoria da Atividade. Objetivamente, perseguimos desenvolver um quadro teórico-conceitual capaz de mediar outras leituras sobre o que se pode chamar de ativo nas metodologias ativas, desde uma perspectiva histórico-cultural. O alcance desse objetivo se orienta pelos pressupostos do materialismo histórico-dialético, matriz de referência da teoria histórico-cultural, o que demanda a observância de um objeto em movimento e multideterminado. Possíveis resultados desse empreendimento sinalizam afirmativamente para a possibilidade de pensar as chamadas metodologias ativas no escopo da teoria histórico-cultural de desenvolvimento psíquico humano. Nossas (in) conclusões iniciais apontam possibilidades de pensar, organizar e propor atividades de ensino e de aprendizagem na educação superior, compreendendo o ativo como movimento de cognição que se efetiva na apreensão de objetivações do gênero humano e de constituição de processos de subjetivação por meio da atividade tipicamente humana.

Keywords : Desenvolvimento humano; Formação profissional em saúde; Teoria da atividade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )