SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36HABITUS E DECOLONIALIDADE: POLÍTICAS DE COTAS NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA DESCONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO COLONIALSOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE OU COMO UMA PRÁTICA SE NATURALIZA? UM ESTUDO SOBRE A NATURALIZAÇÃO DO RELIGIOSO NA PRÁTICA DOCENTE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

ALVES, SOLANGE MARIA  e  TEO, CARLA ROSANE PAZ ARRUDA. O ATIVO DAS METODOLOGIAS ATIVAS: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA OS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e229610.  Epub 14-Dez-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698229619.

O texto em tela traduz um esforço de teorização decorrente de pesquisa em torno das chamadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem na educação superior, mais precisamente no contexto da formação em saúde, empreendendo uma análise pautada pelos pressupostos teórico-metodológicos da concepção histórico-cultural de desenvolvimento humano. Assume-se, particularmente, o marco teórico da Escola de Vigotski, com as contribuições de Lev S. Vigotski e Alexei Leontiev, a partir de sua Teoria da Atividade. Objetivamente, perseguimos desenvolver um quadro teórico-conceitual capaz de mediar outras leituras sobre o que se pode chamar de ativo nas metodologias ativas, desde uma perspectiva histórico-cultural. O alcance desse objetivo se orienta pelos pressupostos do materialismo histórico-dialético, matriz de referência da teoria histórico-cultural, o que demanda a observância de um objeto em movimento e multideterminado. Possíveis resultados desse empreendimento sinalizam afirmativamente para a possibilidade de pensar as chamadas metodologias ativas no escopo da teoria histórico-cultural de desenvolvimento psíquico humano. Nossas (in) conclusões iniciais apontam possibilidades de pensar, organizar e propor atividades de ensino e de aprendizagem na educação superior, compreendendo o ativo como movimento de cognição que se efetiva na apreensão de objetivações do gênero humano e de constituição de processos de subjetivação por meio da atividade tipicamente humana.

Palavras-chave : Desenvolvimento humano; Formação profissional em saúde; Teoria da atividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )