SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36EL ACTIVO DE METODOLOGÍAS ACTIVAS: CONTRIBUCIONES DE LA TEORÍA HISTÓRICO-CULTURAL A LOS PROCESOS DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE EN LA EDUCACIÓN SUPERIORLA CREACIÓN DEL MÉTODO FRANCÉS: DISPUTAS ALREDEDOR DE UN OBJETO DE ENSEÑANZA DE LA EDUCACIÓN FÍSICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

VALENTE, GABRIELA ABUHAB. SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE OU COMO UMA PRÁTICA SE NATURALIZA? UM ESTUDO SOBRE A NATURALIZAÇÃO DO RELIGIOSO NA PRÁTICA DOCENTE. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e233381.  Epub 14-Dic-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698233381.

Dois estudos etnográficos realizados entre 2013 e 2019 revelaram a presença naturalizada de recursos de caráter religioso na prática docente de professores do Ensino Fundamental. O objetivo deste ensaio é propor uma reflexão sobre os fatores externos (cultura, contexto histórico e deontologia profissional) e internos (socialização profissional e condições de trabalho) à prática docente que contribuem para o processo de naturalização do uso do religioso como um recurso pedagógico e didático. Para tanto, partimos de uma análise bibliográfica de textos franco-luso-brasileiros em história e em sociologia da educação que abordam a questão da religião no sistema educativo. Ademais, as teorias da socialização profissional e da profissionalização docente foram mobilizadas para a construção da argumentação. Conclui-se que os fatores existentes agem em sinergia e reforçam a possibilidade de utilização de recursos religiosos nas escolas públicas. Este fato é revelador de uma particularidade não apenas da educação brasileira, mas também da configuração social do País, em que a religiosidade marca sua presença.

Palabras clave : Socialização profissional docente; prática docente; religião; recurso religioso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )