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Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

BRUSCHI, MARCELA; ELLER, MARCELO LAQUINI  and  SCHNEIDER, OMAR. A CRIAÇÃO DO MÉTODO FRANCÊS: AS DISPUTAS EM TORNO DE UM OBJETO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e235398.  Epub Dec 14, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698235398.

Este estudo objetiva investigar o modo como o Règlement Général d’Éducation Physique, designado nacionalmente como Método Francês, foi elaborado na França. Caminha em busca de novas representações para compreender esse objeto que, na sua historicidade, foi marcado por uma filosofia eclética. Dialoga com os pressupostos da História Cultural (CERTEAU, 1994; CHARTIER, 2002) e da Micro-história (GINZBURG, 1991; REVEL, 1998) para perceber as peculiaridades que marcaram a sua constituição e as concorrências entre indivíduos e instituições. No processo de elaboração do Método Francês, destaca-se o ecletismo, um jogo articulado de forças da École de Joinville-le-Pont, para não perder sua representatividade historicamente construída na área. A instituição apropriou-se do que considerou como as melhores teses e elementos em circulação sobre a Educação Física - Método Sueco, Método Natural, Método de Demeny e os esportes ingleses -, conciliando-os com vistas à obtenção de um sistema vasto. A sua gênese permite perceber as disputas intestinas ocorridas na França para a sua circulação e sua autoridade sobre a dimensão formativa do cidadão francês relacionadas com os usos do corpo, bem como em países estrangeiros, como o Brasil.

Keywords : Método Francês; guerra dos métodos; ecletismo.

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