SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36PROFESSIONAL KNOWLEDGE EVIDENCED IN LESSON STUDIES FROM THE PERSPECTIVE OF PARTICIPATING TEACHERSMOTHERS LESS EDUCATED AS SUPPORT FOR FARM YOUTH HAVE ACCESS AND REMAIN IN HIGHER EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

FIGUEIREDO, TIAGO DZIEKANIAK  and  RODRIGUES, SHEYLA COSTA. PROFESSORES E SUAS TECNOLOGIAS: UMA CULTURA DOCENTE EM AÇÃO. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e179031.  Epub Mar 03, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698179031.

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com 18 professores de matemática, que são alunos ou egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Com suporte teórico na Biologia do Conhecer, trazemos a análise de três discursos, utilizando a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, na qual é possível observar a cultura destes professores quanto à organização e a particularização do seu fazer, no uso das tecnologias digitais, uma vez que estas estão cada vez mais presentes nos espaços educativos, com potencial para transformar o ensinar e o aprender, bem como a compreensão dos professores sobre a necessidade de uma maior apropriação técnica e a importância de aceitá-las e usá-las pedagogicamente.

Keywords : Professores; Matemática; Tecnologias digitais; Recurso pedagógico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )