Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação em Revista
versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621
Resumen
FIGUEIREDO, TIAGO DZIEKANIAK y RODRIGUES, SHEYLA COSTA. PROFESSORES E SUAS TECNOLOGIAS: UMA CULTURA DOCENTE EM AÇÃO. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e179031. Epub 03-Mar-2020. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698179031.
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com 18 professores de matemática, que são alunos ou egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Com suporte teórico na Biologia do Conhecer, trazemos a análise de três discursos, utilizando a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, na qual é possível observar a cultura destes professores quanto à organização e a particularização do seu fazer, no uso das tecnologias digitais, uma vez que estas estão cada vez mais presentes nos espaços educativos, com potencial para transformar o ensinar e o aprender, bem como a compreensão dos professores sobre a necessidade de uma maior apropriação técnica e a importância de aceitá-las e usá-las pedagogicamente.
Palabras clave : Professores; Matemática; Tecnologias digitais; Recurso pedagógico.