SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36TEACHER AND THEIR TECHNOLOGIES: A TEACHING CULTURE IN ACTIONA STUDY ON COURSES IN NATURAL SCIENCES IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

MARQUES, TATYANNE GOMES; TEIXEIRA, ADLA BETSAIDA MARTINS  and  GONCALVES, LUIZ ALBERTO OLIVEIRA. AS MÃES POUCO ESCOLARIZADAS COMO SUPORTE PARA JOVENS DA ROÇA TEREM ACESSO E PERMANECEREM NO ENSINO SUPERIOR. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e203268.  Epub Mar 04, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698203268.

Este texto analisa o papel das mães como mulheres rurais pouco escolarizadas como suporte para que suas filhas tenham acesso e permaneçam no Ensino Superior. A análise é feita a partir de narrativas produzidas em situações de entrevistas semiestruturadas com dezessete jovens que tiveram acesso a diferentes cursos de graduação em dois campi da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). São os dados dessas entrevistas que permitem compreender como as mães atuam para que tenham, por via da escolarização, oportunidades diferentes daquelas que elas tiveram/têm de vivenciar nos contextos rurais. A revisão da literatura utilizada na pesquisa permite analisar de maneira comparativa as condições enfrentadas pelas mulheres rurais da geração das mães e das filhas e apontar o investimento na escolarização como um futuro promissor para as mulheres da atual geração.

Keywords : Mulheres rurais; Gênero; Jovens da roça; Escolarização; Oportunidades.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )