SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36PROFESSORES E SUAS TECNOLOGIAS: UMA CULTURA DOCENTE EM AÇÃOUM ESTUDO SOBRE LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NO BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

MARQUES, TATYANNE GOMES; TEIXEIRA, ADLA BETSAIDA MARTINS  e  GONCALVES, LUIZ ALBERTO OLIVEIRA. AS MÃES POUCO ESCOLARIZADAS COMO SUPORTE PARA JOVENS DA ROÇA TEREM ACESSO E PERMANECEREM NO ENSINO SUPERIOR. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e203268.  Epub 04-Mar-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698203268.

Este texto analisa o papel das mães como mulheres rurais pouco escolarizadas como suporte para que suas filhas tenham acesso e permaneçam no Ensino Superior. A análise é feita a partir de narrativas produzidas em situações de entrevistas semiestruturadas com dezessete jovens que tiveram acesso a diferentes cursos de graduação em dois campi da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). São os dados dessas entrevistas que permitem compreender como as mães atuam para que tenham, por via da escolarização, oportunidades diferentes daquelas que elas tiveram/têm de vivenciar nos contextos rurais. A revisão da literatura utilizada na pesquisa permite analisar de maneira comparativa as condições enfrentadas pelas mulheres rurais da geração das mães e das filhas e apontar o investimento na escolarização como um futuro promissor para as mulheres da atual geração.

Palavras-chave : Mulheres rurais; Gênero; Jovens da roça; Escolarização; Oportunidades.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )