SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36MOTHERS LESS EDUCATED AS SUPPORT FOR FARM YOUTH HAVE ACCESS AND REMAIN IN HIGHER EDUCATIONTHE EDUCATIONAL RESEARCH ON SOCIAL MOVEMENTS AND COUNTRYSIDE EDUCATION IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

REIS, RITA DE CÁSSIA  and  MORTIMER, EDUARDO FLEURY. UM ESTUDO SOBRE LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NO BRASIL. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e205692.  Epub Mar 12, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698205692.

Neste artigo, discutimos a formação acadêmico-profissional de professores de ciências para atuar no ensino fundamental. Consideramos que o docente que leciona nesse nível deveria contar com uma formação exclusiva, que atendesse às necessidades pedagógicas do ensino fundamental e que subsidiasse a concretização, em sala de aula, de um currículo de Ciências da Natureza baseado no diálogo entre os conhecimentos disciplinares estruturadores das áreas de Química, Física, Biologia, Geologia e Astronomia. Nesse sentido, analisamos as matrizes curriculares de cursos de Licenciaturas Plenas em Ciências da Natureza. Consideramos as áreas disciplinares contempladas, os eixos formativos e os diversos contextos de criação dos cursos. A investigação sobre a formação proporcionada por esses cursos possibilitou que traçássemos pontos que diferenciam e caracterizam esse tipo de formação.

Keywords : formação de professores; licenciaturas; Ciências da Natureza.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )