SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36THE EDUCATIONAL RESEARCH ON SOCIAL MOVEMENTS AND COUNTRYSIDE EDUCATION IN BRAZILTHE FORMATION OF FUTURE PHYSICAL EDUCATION TEACHERS: REFLECTIONS ON GENDER AND SEXUALITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

MARTINS, BÁRBARA AMARAL; CHACON, MIGUEL CLAUDIO MORIEL  and  ALMEIDA, LEANDRO DA SILVA. ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRASILEIROS E PORTUGUESES: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS CASOS DA UNESP E DA UMINHO. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e212442.  Epub Mar 14, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698212442.

Considerando-se a importância dos professores na identificação e estímulo dos estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD), propomos investigar e comparar a estrutura e possibilidades da formação docente sobre esta temática no curso de Pedagogia da UNESP, Campus de Marília, no Brasil e o curso de Licenciatura em Educação Básica acrescido dos Mestrados em Ensino da UMinho, Campus de Gualtar, em Portugal. Os objetivos específicos são: investigar o conhecimento dos estudantes sobre AH/SD; analisar a relação de projetos de pesquisa e extensão com a formação de professores; verificar o acervo de produções sobre AH/SD dos campi. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e consulta às bases de documentação. A produção e aquisição de materiais bibliográficos, a maneira como o assunto é abordado nas disciplinas e a possibilidade de participar de projetos de pesquisa e extensão tem relação direta com o envolvimento científico dos docentes dos cursos com as AH/SD.

Keywords : Educação especial; formação docente; altas habilidades; superdotação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )