SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36ALTAS CAPACIDADES/SUPERDOTACIÓN EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES BRASILEÑOS Y PORTUGUÉS: UN ESTUDIO COMPARATIVO ENTRE LOS CASOS DE UNESP Y UMINHONÚCLEO FIGURATIVO DE LA REPRESENTACION SOCIAL: ONTRIBUCIONES PARA LA EDUCACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

VASCONCELOS, CAMILA MIDORI TAKEMOTO  y  FERREIRA, LÍLIAN APARECIDA. A FORMAÇÃO DE FUTUR@S PROFESSOR@S DE EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e209700.  Epub 26-Abr-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698209700.

A formação inicial pode contribuir para a superação/minimização dos estereótipos e preconceitos existentes, possibilitando a construção de um olhar atento por parte de futur@s professor@s de Educação Física. Para isso, o comportamento docente precisa incentivar a reflexão e ação d@s estudantes sobre as questões de gênero e sexualidade, durante sua formação inicial, bem como zelar pela promoção da equidade. Partindo dessa preocupação, os objetivos do presente artigo são identificar e analisar as percepções de graduand@s de um curso de formação inicial de professor@s de Educação Física sobre as temáticas “gênero” e “sexualidade”. Por intermédio de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo exploratório, foram entrevistad@s 12 licenciand@s do referido curso. A partir dos resultados obtidos, foi possível observar que, embora @s graduand@s tenham apresentado algum contato com tais temáticas na educação básica e na graduação, elas apontaram fragilidades conceituais e a falta de articulação entre a teoria e a prática dessas temáticas ao longo do curso.

Palabras clave : Gênero; Sexualidade; Formação Inicial; Educação Física.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )