SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36THE FORMATION OF FUTURE PHYSICAL EDUCATION TEACHERS: REFLECTIONS ON GENDER AND SEXUALITYINCLUSION OF STUDENTS WITH DISABILITIES IN HIGHER EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF UNIVERSITY MANAGEMENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

LIMA, RITA DE CÁSSIA PEREIRA  and  CAMPOS, PEDRO HUMBERTO FARIA. NÚCLEO FIGURATIVO DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e206886.  Epub Apr 24, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698206886.

Este estudo tem como objetivo discutir o “núcleo figurativo”, parte integrante da Teoria das Representações Sociais (TRS), fundamentada na Psicologia Social. O foco, aqui, é o campo educacional, na perspectiva de um olhar psicossocial para as relações educativas. O núcleo figurativo é abordado, neste texto, por meio de obras clássicas da TRS, principalmente pelo texto: A psicanálise, sua imagem e seu público, de Serge Moscovici. Avanços posteriores são também considerados, retomando-se os conceitos de “núcleo central” e de “imagem social”. A consequência das reflexões apresentadas para o estudo da objetivação da representação social é a necessária e incontornável complementariedade entre essas noções. A título de ilustração, são apresentadas duas pesquisas da área da Educação, nas quais o núcleo figurativo foi condensado em “metáforas”, as quais coordenaram os discursos dos grupos que participaram desses estudos. Este estudo propõe que o aprofundamento do núcleo figurativo é uma via fértil para as pesquisas no campo da Educação, principalmente porque permite as relações entre pensamento, práticas sociais e mudanças.

Keywords : Núcleo Figurativo; Representações Sociais; Metáforas; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )